AJDeão

Historial

 

A Associação Juvenil de Deão – AJD foi formalmente fundada em 19 de Abril de 1997 e tem por fim criar e desenvolver atividades sociais, culturais, desportivas e artísticas para a juventude, designadamente na área da ocupação dos tempos livres, do voluntariado, da cooperação e da formação, promovendo e dinamizando o seu acesso à informação, a sua integração social, a participação cívica e a igualdade entre homens e mulheres.

cvv

Atividade integrada na Ludoteca/Escola Comunitária

No que diz respeito ao seu âmbito de intervenção, a associação tem vindo a trabalhar essencialmente com jovens e crianças provenientes de zonas rurais de Viana do Castelo, com índices de exclusão social e com poucas respostas institucionais. Para o efeito, a AJD está organizada em seis áreas de intervenção:
– Departamento de projetos de intervenção social – a associação tem vindo a promover um conjunto de projetos em diversos domínios de intervenção (Equal, Juventude em Ação, POPH/CIG), que ajudam a operacionalizar os objetivos da associação, combatendo os problemas que se fazem sentir no local.
– Ludoteca/Escola Comunitária – é um espaço lúdico-cultural, destinado à leitura, ao trabalho da expressão escrita, plástica e corporal, com secção de informática e acesso à Internet, sendo um ponto de encontro para a comunidade. Ainda, dinamiza o brincar como forma de aprendizagem. No âmbito do projeto “Iguais num Rural Diferente” (iniciativa comunitária EQUAL), implementou-se uma Escola Comunitária no espaço Ludoteca.
– Boletim informativo “O Caroça” – criado em 1998, foi batizado com este nome como forma de homenagear o artesanato mais conhecido da nossa terra: as caroças. É um veículo de incentivo à criatividade e capacidade de expressão escrita e pictórica.
– Oficinas – a AJD, desde a sua criação, tem realizado um conjunto de dinâmicas com o intuito de proporcionar à juventude a aquisição de competências, de saberes-fazer e de ferramentas, que lhes permite desenvolver conhecimentos que contribuem para o seu desenvolvimento pessoal e social (oficina de artesanato, oficina de teatro, oficina de cavaquinhos e viola).
Secção de desporto – a AJD promove anualmente diversas atividades desportivas (sessões de ginástica de manutenção, percursos pedestres, BTT, etc.).

Intercâmbio Juvenil AJD

Intercâmbio Juvenil AJD

– Animação – ao longo dos anos, a associação promove, também, inúmeras atividades com vista à dinamização dos seus territórios e das suas populações, criando espaços de/para participação para os vários grupos-alvo de intervenção, procurando desenvolver neles uma atitude mais proativa e de maior cidadania e possibilitando-lhes conhecer espaços que de outra forma seria impossível. Destacamos como algumas atividades de animação implementadas, os passeios anuais, as comemorações de efemérides (Dia Internacional da Juventude), a participação nas MANIFestas (assembleias, feira e festa do Desenvolvimento Local), os intercâmbios juvenis.

A AJD, associação sem fins lucrativos, é ainda uma associação RNAJ e beneficia do Programa de Apoio Juvenil – PAJ. A sua característica juvenil ressalta do facto de 75% dos/as seus/suas associados/as, assim como, 75% dos membros da direção terem idade igual ou inferior a 30 anos. Faz parte dos órgãos sociais da ANIMAR (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local) e da Federação das Associações Juvenis do Distrito de Viana do Castelo, sendo também associada da Federação Nacional das Associações Juvenis – FNAJ. É, ainda, um centro de cultura e desporto filiado no INATEL. Esta associação é membro do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Arga e Lima e da Comissão Social Inter-freguesias do Vale do Lima Sul.

A AJD foi acreditada no âmbito do serviço de voluntariado europeu (SVE), como entidade de acolhimento, envio e coordenação de projetos. A acreditação encontra-se publicada na base de dados da Comissão Europeia. Este projeto permite aos/às jovens levar a cabo um serviço de voluntariado, com a duração de até 12 meses, num país que não o seu país de residência.

Entrega do 1º Prémio “Jovens Pela Igualdade”

No dia 8 de maio de 2009, a AJD foi distinguida com o Prémio de Mérito Associativo Juvenil da Região Norte, atribuído pela Direção Regional do Norte do Instituto Português da Juventude.
No ano de 2011, a AJD ganha uma Menção Honrosa por fazer parte das 10 instituições finalistas do Prémio Manuel António da Mota, uma iniciativa da Fundação António Manuel da Mota em parceria com a TSF-Rádio Notícias. O prémio Manuel António da Mota premiou no Ano Europeu do Voluntariado “as organizações promotoras de voluntariado que se dediquem especialmente ao voluntariado de proximidade e outras atividades de voluntariado, visando assim resolver problemas e acorrer a necessidades cuja resposta se adeqúe à natureza voluntária dos serviços prestados”.
A AJD recebeu, a 3 de agosto de 2012, o 1º Prémio “Jovens pela Igualdade”, prémio promovido pela CIG em parceria com o IPDJ, no âmbito do IV Plano Nacional para a Igualdade, Género, Cidadania e Não Discriminação.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s